Criar seu Próprio Negócio: Veja Como
Aprenda Como Criar sua Empresa e Próprio Negócio!
Começar uma empresa é um grande avanço para alcançar um bom desenvolvimento financeiro e pessoal. Além de ter mais controle e poder de escolha, existe a possibilidade de trabalhar com aquilo que você goste. Criar seu próprio negócio te garante mais liberdade e autonomia.
Porém, é normal que algumas dúvidas e obstáculos apareçam nesse processo. Atualmente, no Brasil, é comum que muitas empresas fechem em menos de 5 anos após abertas.
Apesar das adversidades, um bom planejamento é o segredo para manter seu sonho de pé e garantir que você obtenha sucesso em seu trabalho. Aqui, você aprenderá sobre o que é preciso fazer antes de começar a montar sua empresa.
Se o seu objetivo é aprender como abrir e manter uma empresa, separamos algumas dicas para te ajudar nessa jornada.
1. Antes de criar seu próprio negócio, tenha uma noção clara do que pretende fazer
Antes de mais nada, muitas pessoas não tem certeza sobre o que farão quando abrem um negócio. Isso é completamente normal! Todavia, para evitar que os investimentos sejam perdidos, o ideal é ter uma boa noção bem sólida sobre o que você deseja fazer em sua empresa.
Pense naquilo em que você é bom ou tem muito conhecimento. Quais são suas qualidades, talentos e habilidades? Estabelecer a base do seu negócio em habilidades pessoais ajudam a mantê-lo por mais tempo.
Agora é preciso fazer outros questionamentos: “existe demanda para meu produto/serviço?”, “o que eu posso fazer de inovador e diferente dos demais?” e “quanto irei cobrar e como posso colocar meus planos em ação?”.
Sendo assim, se você tiver uma base sólida, os transtornos serão fáceis de contornar.
dica: Caso você não saiba em que área atuar ou no que você deve focar, pergunte para amigos e familiares.
2. Seja original e criativo
Muitos produtos ganham destaque por serem bons. Contudo, os que mais chamam atenção são aqueles que inovam e saem do esperado! Se você tem uma ideia original, procure maneiras de coloca-la em prática.
Mas atenção: Não podemos esquecer que tendências aparecem e desaparecem muito rapidamente. procure mercados com uma demanda mais sólida e estável, mas sempre ofereça algo novo como forma de ganhar autenticidade.
Em outras palavras, não fique abalado se sua ideia não for tão aceita pelo público. Muitas ideias maravilhosas não são bem recebidas logo de cara. Em vez disso, procure entender a necessidade e desejo dos seus consumidores. Dessa forma, você pode usar sua criatividade associada com o vontade de seus clientes.
3. Pense em como investir em seu trabalho
Para você criar o próprio negócio, a qualidade e quantidade são muito importantes. A qualidade vai garantir que seus clientes tenham algo bom em mãos, aumentando o valor de seus produtos/serviços. A quantidade te ajuda a aumentar a demanda, vendendo mais dos seus produtos/serviços.
De forma resumida, investir no seu trabalho no presente pode ajudar a ganhar mais dinheiro no futuro. Como por exemplo uma empresa que investe em propagandas atrai mais clientes a consumir seus serviços.
Portanto, busque se informar sobre como você pode melhorar seu desempenho e atendimento. Desse modo, seus consumidores sairão mais satisfeitos e você mais rico!
4. Não use a Mesma conta pra Tudo
Ocasionalmente, muitas pessoas cometem o erro de não separar o que é da empresa com o que é seu. Evite misturar o dinheiro do seu negócio com o seu dinheiro pessoal. Uma sugestão é abrir contas separadas, o que facilita monitorar suas economias.
Os investimentos, matéria prima, salários de funcionário (caso você contrate algum) entre outros recursos da empresa devem ser pagas com o dinheiro da empresa! Caso contrário, você pode passar por um momento desagradável e desnecessário.
Ademais, separar as contas permite que você tenha mais facilidade para identificar e gerenciar seus lucros, impostos, despesas e outros gastos.
5. Entenda Quem Serão seus Clientes Para Criar um Bom Negócio
De nada adianta ter algo para vender se não tem ninguém para comprar! O desejo dos compradores deve ser muito bem observado antes de fazer algo. você pode procurar entender o que as pessoas querem, como gostam de comprar (online ou presencial), como eles pretendem usar esse produto/serviço, etc.
É normal que, no início, obter essas informações seja algo complexo ou desafiador. Uma boa ideia seria conversar diretamente com seus clientes, pedir um feedback ou fazer um formulário para que deixem suas opiniões e sugestões.
Dessa forma, quanto mais seus clientes opinarem, mais você pode melhorar sua empresa!
6. Entenda “Tipo de Porte” Antes de Criar seu Próprio Negócio
Existem algumas diferenças entres as empresas, mas é muito importante saber qual é o porte ideal para o seu negócio. os principais portes que elas podem apresentar são: MEI, ME e EPP.
1) Porte: MEI
Um microempreendedor individual é para você que trabalha como “autônomo”, ou seja, cuida de tudo sozinho. Você pode abrir essa empresa sozinho, desde que ela arrecade no máximo R$81,000.00 em um ano. Vale lembrar que nem todas as profissões podem se encaixar com a MEI, como por exemplo médicos ou advogados.
Esse tipo de empresa é limitada. Você não pode contratar mais do que um único funcionário, assim como não pode ter sócios.
2) Porte: ME
A microempresa permite que você tenha um ou mais sócios. Nela, seu negócio pode participar do Simples Nacional, ou melhor, uma tributação que simplifica 8 impostos em uma única guia mensalmente, também conhecida como DAS, facilitando a administração da empresa.
3) Porte: EPP
Se os seus sonhos vão mais alto do que os valores mostrados até agora, vai ficar feliz em saber que as empresas de pequeno porte chegam ainda mais longe! Elas são para você que passa dos R$360 mil dentro de um período anual! Com esse tipo de empresa, espera-se arrecadar, dentro de um ano, cerca de 4,8 milhões de Reais (no máximo).
O Simples Nacional pode ter a participação da EPP. Portanto, os impostos ficam mais dinâmicos e práticos para os empresários.
Enfim, com essas instruções você já pode começar a se planejar para criar o sua própria empresa do sonhos! Não se esqueça de sempre buscar maneiras de como melhorar seu negócio e produtos. A constância é muito importante para atingir seus sonhos e objetivos!
Créditos: UM POUCO MELHOR; Youtube